quinta-feira, 20 de junho de 2013

moda antiga

A história da moda começou a partir de uma necessidade: proteger o corpo das adiversidades climáticas, no início da humanidade com peles de animais; Com o tempo, uns foram criando vestimentas diferentes para se sobressair dos demais, dessa forma começou a ligação da moda com status e poder.

Até hoje, quem veste roupas e acessórios de griffes renomadas e consequentemente caras é destacado da multidão como alguém com poder aquisitivo privilegiado; Mas a grande utilidade da moda é na verdade lapidar a imagem das pessoas, deixando-a mais elegante e adequada para circunstancias e lugares diferentes!

Moda antiga no Brasil


A moda antiga no Brasil, retratava a imigração italiana, alemã e portuguesa principalmente; Vestidos longos, com saias volumosas e comportadas nos decotes.

Moda nos anos 20: Nos anos 20, a moda evoluiu a ponto de as mulheres poderem mostrar pernas e colo com sutileza e muita elegância.

Moda anos 60 e 70: As épocas de maior referência na moda foram 60 e 70, em que meios alternativos de se vestir tirou a moda da mesmice. Nesse período, Coco Chanel brilhou criando moda para celebridades admiradas e imitadas em todo mundo, o que fez com se espalhasse para o mundo inteiro, inclusive para o Brasil, as tendências glamourosas e diversificando estilos e conceitos, inovando com seu conhecimento de tudo sobre moda.

Hippies, Skinheads e outros estilos promoveram verdadeira revolução na moda, propondo misturas de clássicos com estilos alternativos, espalhando uma ideia de a moda podia ser o que cada um queria dela.

Tudo sobre moda anos 80: Nos anos 80, uma explosão de cor, tirou a sobriedade do guarda roupas das mulheres; As cores fluorescentes foram febre entre a maioria, inclusive as mais sofisticadas que misturavam os básicos preto, marinho e branco com verde limão e vermelho fluorescente, seguindo uma tendência forte sem serem necessariamente iguais.

Tudo sobre moda anos 90: Tanta cor cansou as mulheres, que nos anos 90, influenciadas pelas comédias românticas americanas, exibidas nos cinemas e televisão, apostaram no casual chic; O social estava perdendo espaço e o despojado conquistou adeptas.

Foi também nos anos 90, que decotes generosos colocou em evidências o lingerie, o que fez o setor crescer muito com investimento em tecnologia e estilistas para desenhar lingeries para serem mostrados.

O Brasil entrou no segundo milênio com uma diversidade quase infinita de estilos e um ciclo de mudança do que é moda muito rápido; A moda passou a mudar anualmente e até semestralmente; A indústria da moda acelerou o ciclo para vender mais e deu certo, porque se não a maioria, próximo disso, troca a cada estação as principais peças do vestuário!

Customização: Ela surgiu num momento em que o planeta cultua a sustentabilidade e tenta implantar o consumo consciente; As roupas saem das fábricas com estilo customizado, aproveitado, do tipo uma roupa velha renovada.

E a roda gigante da moda sobre e desce, nessa velocidade atual de trocas de coleções, o que é moda nesta estação, na próxima é considerada inútil, mas que pode voltar a qualquer momento!

No mundo da moda atualmente se usa o termo: "in", que significa "na moda" e "out" que significa "fora de moda", entre outros termos mais conhecidos como fashion, sale (liquidação de lojas sofisticadas, conhecidas por boutique) outlet que é a venda direta do fabricando ou atacadista para o consumidor final, store cuja tradução no pé da letra significa armazém ou depósito, mas que vem sendo usado para lojas grandes de uma marca só. Os termos estão surgindo na mesma velocidade das trocas do que é "in" e o que é "out", reciclar-se para companhar é uma forma de entender e traduzir tendências em moda para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário